PALHAÇARIA E EDUCAÇÃO - OFICINA MONTAGEM DE Nºs CÔMICOS E PALHAÇARIA







Meu trabalho com a Educação remonta os anos 90, tendo sido alavancado a partir dos anos de 1996, 1997, 1998, época em que o FAT - Fundo de Amparo do Trabalho, durante o governo do Eduardo Azeredo, criou-se o Programa Oficinas da Cultura. Nesse período, eu organizei duas oficinas - Estratégias de Implantação da Arte na Escola, oficina amparada pelo ICMG, Instituto Católico de Minas Gerais (Coronel Fabriciano-MG), quando tive a oportunidade de oferecê-la em várias cidades do interior do estado; Oficina de Pintura em Tecidos, abraçada pela COMUNA S.A., Comunidade Santo Antônio, na capital mineira, quando tive oportunidade de oferecê-la em vários municípios do estado, principalmente em São Lourenço, onde tive quatro turmas, em Belo Horizonte, essa oficina foi oferecida na ASMARE, Associação de Materiais Recicláveis. 






De lá para cá minha relação profissional com a educação foi de levar oficinas para professores e apresentações de palhaçaria, do Ateliê Titetê e em parceria com o então, Teatro Terceira Margem, parceiro até hoje, que se desdobrou no Ponto de Cultura Artesania Nômade e Associação Pano de Roda. 
Entre 2012 e 2016, a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolveu um programa grande de difusão da Arte nas Escolas, com recursos advindo do PAC, período em que foi intenso o meu trabalho junto à Educação, tanto com alunos quanto com professores.



Entre os anos 2016 a 2022 as oportunidades e iniciativas diminuíram bastante e a retomada vem sendo lenta. Porém, nos anos de 2018 e 2019, junto com o Instituto Eslipa, Escola Livre de Palhaços, do Rio de Janeiro, desenvolvemos o projeto "De Olho no Duto", para a empresa TRANSPETRO, responsável pelos dutos de combustíveis da PETROBRAS. Este projeto, desenvolvido no quatro estado do sudeste, foi coordenado pelo Ateliê Titetê em Mias Gerais. Durante esses dois anos visitamos 10 comunidades nos municípios de Betim, Brumadinho, Mário Campos, Santos Dumont e Juiz de Fora. O trabalho consistia em realizar Rodas de Conversas, Apresentações Circenses e de Palhaçaria e Oficina de Circo para alunos de escolas públicas. Visite nossa página "De Olho no Duto" neste blog e no Facebook, onde está o registro dessa maratona cultural.

Em 2023 realizamos a apresentação do espetáculo "1, 2, 3... Tente Outra Vez!" para cerca 100 alunos de escolas públicas em Pompéu-MG, em parceria com o Ponto de Cultura Artesania Nômade e no dia 04 de outubro realizamos duas apresentações do mesmo espetáculo para mais de 500 alunos da rede pública e privada de ensino em São João Delrei, dentro da programação do 5º FESTIN BRASIL, promovido pela Produtora Inovitá Brasil.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTA:


(ATIVIDADE DE CONTRAPARTIDA SOCIOCULTURAL)
ACESSO GRATUITO.

FORAM QUATRO MESES INTENSOS. DE 1º DE MARÇO A 26 DE JUNHO, TODAS AS TERÇAS-FEIRA, DAS 19H30M ÀS 21H30M, NO CENTRO CULTURAL SALGADO FILHO, ACONTECEU A OFICINA MONTAGEM DE NÚMEROS CÔMICOS E DE PALHAÇARIA. OS PARTICIPANTES, VINDOS DE SETE LAGOAS, BETIM, CONTAGEM E DE VÁRIAS REGIÕES DA CAPITAL MINEIRA. PASSARAM POR LÁ CERCA DE 100 PESSOAS PARTICIPANTES ATIVOS DAS ATIVIDADES. OBRIGADO A TODOS QUE ACREDITARAM NA PROPOSTA E COMPARECERAM PARA CONFERIR. NOS DIVERTIMOS MUITO.
                           






















































COMO CHEGAR DE ÔNIBUS




PERÍODO DA OFICINA:
01 DE MARÇO A 28 DE JUNHO DE 2016
(TODA TERÇA-FEIRA).
HORÁRIO: 19h30m às 21h30m
LOCAL: CENTRO CULTURAL SALGADO FILHO, REGIONAL OESTE. RUA NOVA PONTE, Nº 22. BAIRRO SALGADO FILHO.
PÚBLICO ALVO: PALHAÇOS, COMEDIANTES, ESTUDANTES DE ARTES CÊNICAS, BAILARINOS, CIRCENSES E PESSOAS DA COMUNIDADE EM GERAL.
PRÉ-REQUISITO:
SER MAIOR DE 18 ANOS
(MENORES DE IDADE, COM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS E OS CASOS SERÃO ESTUDADOS INDIVIDUALMENTE).

DESCRIÇÃO:

A OFICINA COM CARGA HORÁRIA DE 32 HORAS, VISA A MONTAGEM DE NÚMEROS EM DUPLAS, TRIOS E PEQUENOS GRUPOS, PARA A MONTAGEM DE UM ESPETÁCULO: "CABARÉ CIRCENSE: PRO POVO RI", QUE FARÁ UMA CIRCULAÇÃO POR ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE.

AS INSCRIÇÕES TAMBÉM PODEM SER FEITAS NO CENTRO CULTURAL SALGADO FILHO. RUA NOVA PONTE, Nº 22. BAIRRO SALGADO FILHO. FONE: 3277-9625. 

PATROCÍNIO:
"CIRCULAÇÃO 10 ANOS DO ATELIÊ TITETÊ" - Nº: 562
LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA 2014 - FPC

APOIO CULTURAL:

ARTE GRÁFICA MAIS
CENTRO DE IMPLANTODONTIA E ESTÉTICA
DORA CABELEIREIROS
ESTÚDIO LAPA
ÓPTICAS METRÓPOLE

REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO:


ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA DA 
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA.

PALHAÇARIA COMO EXISTÊNCIA
SEGUNDA OFICINA QUE MINISTREI PARA ESSE MESMO GRUPO NO RIO DE JANEIRO



ESSA LEMBRANÇA ABAIXO COM ROGÉRIA LEPESQUIER
PALHAÇA PURURUCA REMONTA OS ANOS DE 2008 - A OFICINA "1, 2, 3... TENTE OUTRA!" PARA UMA TURMA GRANDE NO TEATRO UNIVERSITÁRIO DA UFMG - CENEX



































                  






PALHAÇARIA EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS E TRADICIONAIS

No dia 12 de outubro de 2023, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, estivemos, nas Aldeias Xukuru Kariri e Kamakã Mongoió pra alegr...