Thursday, February 23, 2017

OFICINA EM BH: O PALHAÇO COMO EXISTÊNCIA


LOCAL: SINDIELETRO-MG
RUA MUCURÍ, 271 - FLORESTA - BH
ÔNIBUS: 9103


O PALHAÇO COMO EXISTÊNCIA
A OFICINA PROPÕE UM MERGULHO NA BUSCA DO PALHAÇO INTERIOR, OFERECENDO UMA BASE PARA ATUAR NA RUA, NO HOSPITAL, NA PRAÇA, NO TEATRO E OUTROS ESPAÇOS.

PRIMEIRO MÓDULO: INICIAÇÃO
R$ 200,00 (Duzentos Reais)
Carga Horária: 30 horas - Vagas Limitadas
Público Alvo: Interessados em palhaçaria com ou sem experiência em Teatro.
Pré-requisito: Maiores de 18 anos, com disponibilidade para Atividades Físicas (cada um sabe o seu limite).
Inscrições até 15 de março de 2017 mediante depósito bancário.
OBS: Deverá ser solicitado por telefone (whatsapp ou sms), email ou facebook (inbox), dados bancários para depósito do valor da inscrição. Sua matrícula será confirmada após o envio do comprovante de depósito.
Desconto especial para Eletricitários Sindicalizados.

O palhaço é uma existência que se beneficia do ridículo, do erro e do constrangimento pessoal, para estabelecer uma relação lúdica com o público e os seus parceiros. O seu sucesso está diretamente relacionado à sua capacidade de fracassar, entre uma e outra tentativa de resolver problemas, criados por ele mesmo. O Palhaço é pessoa certa no lugar errado, ou a pessoa errada no lugar certo. Ele é tosco, angelical e ao mesmo tempo apavorante. É demasiado humano, um ser de afetos. É uma máscara vinculada ao Burlesco, à comicidade, nas Artes Cênicas.

Revela sua fragilidade, sua poesia e sua graça agindo com o coração para a promoção de encontros felizes, com outros palhaços e com o público. Para tanto, utiliza alguns recursos e técnicas como princípios: empatia, prontidão, prazer de estar em cena, precisão, absurdo, escuta afirmativa, espírito lúdico e uma coragem enorme de olhar olhos nos olhos, sempre dizendo sim, numa aceitação infinda da sua condição.

Agindo assim, ele imprime ao mundo, um olhar às avessas, uma capacidade de diversão (olhar com olhos diferentes), criando um mundo  onde a relação e o encontro são mais importantes que idéias e roteiros preestabelecidos.
Existindo, o palhaço não precisa “encenar”.

Ministrante:
Cícero Silva, 1963, formado em filosofia, é ator, diretor de cena, produtor cultural e palhaço. Descobriu o Teatro em 1978, os últimos 20 anos com trabalho continuado com a Menor Máscara. Trabalhou com os Doutores da Alegria durante 05 anos, onde atuou como doutor palhaço, formador e palhestrante. Estudou clown com importantes mestres da palhaçaria.  Na última década, suas oficinas foram frequentadas por mais de 1000 alunos, passando por importantes festivais de circo,  teatro e instituições de ensino de artes pelo Brasil.



SERVIÇO:
DATA: 25 E 26 DE MARÇO, 01 E 02 DE ABRIL (SÁBADOS E DOMINGOS)

LOCAL: AUDITÓRIO DO SINDIELETRO - BAIRRO FLORESTA - BH/MG.

HORÁRIO: 09:00 ÀS 17:00

INFORMAÇÕES: Cícero Silva - 31 994854880.

atelietitete@gmail.com - ateliedotitete.blogspot.com.br






Fotografia: Estúdio Lapa


PALHAÇARIA EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS E TRADICIONAIS

No dia 12 de outubro de 2023, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, estivemos, nas Aldeias Xukuru Kariri e Kamakã Mongoió pra alegr...