"O ESPELHO"

“O ESPELHO”
ESPECULAÇÕES SOBRE [DES]ENCONTROS
Espetáculo solo de palhaço para palco italiano e espaços alternativos.
Indicado para toda a Família.
https://youtu.be/_YmX4sG0uRg



SINOPSE

Um palhaço do tipo tradicional que encara a vida precária que leva prepara-se para mais uma jornada de trabalho. Entreter criancinhas numa festa, divulgar produtos em um shopping-center, enfrentar leões no picadeiro de um circo, de nada se sabe. Certo é que no caminho encontra-se diante um espelho e mergulha nas profundezas de seu ser, enfrentando medos e inquietações apesar da cultura da alegria que o circunda e que se impõe no mundo contemporâneo. Uma abordagem absurda sobre a solidão, a beleza, o amor e a morte.  A peça aborda um tema adulto de maneira acessível a toda família. Embalados pela música do compositor norte-americano George Gershwin (1898 -1937),  público e artista se encontram entre risos e lágrimas. Uma metáfora do Mito de Narciso através da máscara do Clown. Teatro Físico. Gênero: Drama.



FICHA TÉCNICA

Concepção: Cícero Silva
Direção Artística e Direção Musical: Fred Selva
Colaboradores: Fred Lima, Rodolfo Goulart e Wagner Souki
Músicas: George Gershwin
Cenografia e Adereços: Criação Coletiva
Designer Gráfico: Leo Ladeira
Fotografia: Paula Vartuli
Gênero: Drama de Palhaço
Duração: 50 minutos


NECESSIDADES TÉCNICAS

Peso Bruto (Cenário, adereços, figurinos): 65 kilos
Tempo de Montagem: 04 horas
Tempo de Desmontagem: 01 hora
Área de atuação (mínima): altura: 4 metros - 4 x 4 metros
Viagem: 03 pessoas
Blackout


ILUMINAÇÃO (MÍNIMA)

05 REFLETORES PC OU SIMILAR
08 REFLETORES PARES OU SIMILIAR
03 ELIPSOIDAIS OU SIMILAR PARA FOCO FECHADO




HISTÓRICO DO ESPETÁCULO

Este espetáculo nasceu de exercícios em sala de treinamento junto aos Doutores da Alegria e de exercícios de improvisação durante oficina no ECUM (Encontro Mundial de Artes Cênicas) em Belo Horizonte, MG. 

Marca o reencontro de pai (Cícero Silva) e filho (Fred Selva) na arena de mil encantos. A partir de uma provocação dele, que o pai fizesse uma montagem para palco, oferecendo-lhe de presente duas composições de George Gershwin, compositor norte-americano do final do século XIX. Rapsody in Blue e Porgy and Bess. Daí até o convite para o filho, assinar a direção do espetáculo foi um passo.


Após dois meses de ensaios exaustivos em sala sob o olhar atento de colaboradores (diretor, dramaturgo e sonoplasta), às 20:00 horas do dia 06 de outubro de 2011, fizemos um primeiro ensaio aberto na sede dos Doutores da Alegria em BH para colher impressões e opiniões de amigos de confiança.

Seguiram-se duas apresentações públicas no dia 08 de outubro de 2011, durante o 25º Fantástico Mundo da Criança, no Parque das Mangabeiras, em BH. Dessa experiência a certeza de que se tratava de um espetáculo para palco italiano ou espaço alternativo que permitisse blackout.

No dia 17 de novembro de 2011, outro ensaio aberto, também na Sede dos Doutores da Alegria em BH, às 20:00 horas. Nosso objetivo, colher impressões de amigos e artistas convidados. Dessa data até a estreia, prevista para 10 de dezembro, ensaios diários e paralelamente, confecção de adereços e execução de projetos para a cenografia.


No dia 03 de dezembro de 2011, às 21:00 horas, fizemos uma pré-estreia em São Lourenço-MG, no  Espaço Dharma.

Conforme planejado estreamos na Sede dos Doutores da Alegria às 20 horas do dia 10 de dezembro de 2011, dia do Palhaço, na programação da 6ª Semana Interplanetária de Palhaços de Belo Horizonte.
  

Em 17 de dezembro de 2011, às 16 horas, apresentamos no projeto “Santa Cruz com Cachoeirinha”, na sede da Cia Candongas. 1º Encontro artístico de amigos da Casa de Candongas.

No dia 04 de janeiro de 2012, às 16:00 horas, chegamos ao 5º Festival de Férias do Teatro Alterosa, na capital mineira com um pocket do espetáculo.


26/05/2012 – Projeto “te encontro no esquyna” – Realização e Produção: Ateliê Titetê -  BH-MG - 21 horas


02/06/2012, 20:00 horas – FUNARTE/MG, GALPÃO 3 - ARTES CÊNICAS MÊS A MÊS - OCUPAÇÃO ORIUNDO TEATRO.


05/07/2012, 20:30 horas – 1ª Mostra dos Centros Culturais– Centro Cultural Pampulha, em Belo Horizonte/MG.

19/08/2012, às 17:00 horas, a convite da Cia Borandá, apresentamos no Teatro Usina Gravatá, em DIVINÓPOLIS-MG.

26/08/2012, 16:30 horas – 1ª Mostra dos Centros Culturais – Centro Cultural Lagoa do Nado, em Belo Horizonte – MG.

08/11/2012, 20:00 horas, Congresso Fora do Eixo – Abertura do Festival “Cenários Possíveis”. Galpão 01 da FUNARTE. Belo Horizonte - MG.


AGRADECIMENTOS
Doutores da Alegria, ECUM, Fred Selva, Fred Lima, Rodolfo Goulart, Wagner Souki, Leo Ladeira, Sânzio Barreto, Rodrigo Robleño, Cristiano Pena, Paola Rettore, Deborah Akerman, Salão de Beleza DeoLook, Espaço Metal, Ópticas Metrópole e aos palhaços do mundo inteiro, conhecidos e desconhecidos, mortos e vivos que servem de inspiração a tantos  [des]encontros e bobeiras.









































CONTATO

Cícero Silva
 Celular: +55 (0__) 31 84547424

E-mail: cicerosilva@titete.com.br  -  cicerohsilva@yahoo.com.br



REALIZAÇÃO:

PALHAÇARIA EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS E TRADICIONAIS

No dia 12 de outubro de 2023, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, estivemos, nas Aldeias Xukuru Kariri e Kamakã Mongoió pra alegr...